Ninguém precisa abdicar da pizza para manter a saúde e as medidas. “Basta escolher ingredientes melhores”, diz o nutricionista Matheus Motta, do programa Vigilantes do Peso. Ocorre que muitas vezes só nos lembramos de sabores clássicos, como o trio acima.

Entre essas opções, Matheus vê mais vantagens na marguerita. “Ela tem menos ingredientes industrializados”, avalia. O ponto fraco da pizza de atum está no fato de se usar a conserva em óleo. Já a de pepperoni seria a mais traiçoeira das três. “Os embutidos geralmente levam muito sódio e outras substâncias químicas para conservar o alimento”, conta.

Para o profissional, quem tem dieta balanceada e faz exercícios pode ligar para a pizzaria uma vez por semana, sim — e comer até duas fatias. Mas ele pede para priorizar receitas mais naturais.

“Evite embutidos, conservas e ingredientes supercremosos”, reforça. Se topar montar a sua versão caseira, melhor.

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Energia

Marguerita: 242 cal
Atum: 249 cal
Pepperoni: 300 cal

Gorduras totais

Atum: 7,2 g
Marguerita: 7,6 g
Pepperoni: 13,4 g

Fibras

Marguerita: 1,5 g
Atum: 1,2 g
Pepperoni: 1,2 g

Carboidratos

Atum: 34,8 g
Pepperoni: 34,8 g
Marguerita: 35,1 g

Proteínas

Atum: 11,9 g
Pepperoni: 11 g
Marguerita: 8,9 g

Cálcio

Marguerita: 145 mg
Atum: 127 mg
Pepperoni: 126 mg

(Os valores se referem a uma fatia de 90 gramas das versões caseiras de cada pizza)

Placar SAÚDE

Marguerita 3 x Atum 3 x Pepperoni 1

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Universidade de São Paulo

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